Proposta

Pedagógica

Conheça nossa proposta pedagógica para o Ensino Fundamental

Apresentação

 

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil no Aphonsiano, segue as orientações da Base Nacional Comum Curricularque trabalha com foco nos eixos estruturais, direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência. Eles já existiam, mas ganharam um enfoque maior na prática pedagógica e na rotina escolar após aprovação da BNCC. Os eixos estruturais brincar, interagir, conviver, participar, explorar e conhecer-se são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC). A educação deve se fortalecer em valores e ações que transforme a sociedade, tornando-a mais justa, humana e voltada para a preservação da natureza.

 


 

Proposta Pedagógica

 

A Proposta Pedagógica da Educação Infantil no Aphonsiano, segue as orientações da Base Nacional Comum Curricularque trabalha com foco nos eixos estruturais, direitos de aprendizagem da criança e campos de experiência. Eles já existiam, mas ganharam um enfoque maior na prática pedagógica e na rotina escolar após aprovação da BNCC. Os eixos estruturais brincar, interagir, conviver, participar, explorar e conhecer-se são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem. São eles que asseguram as condições para que as crianças “aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural” (BNCC). A educação deve se fortalecer em valores e ações que transforme a sociedade, tornando-a mais justa, humana e voltada para a preservação da natureza.

 


 

Organização Curricular

 

O currículo da Educação Infantil no Colégio Aphonsiano é concebido como um conjunto de práticas que articulam as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte dos aspectos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças estabelecem com os professores, com outras crianças e com a natureza, que contribuem para a formação de suas identidades. Intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas, as práticas que estruturam o cotidiano de nossa Instituição de Educação Infantil Aphonsiano Júnior, consideram a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças, apontam as experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivam-se por meio das metas educacionais do projeto pedagógico.

A BNCC define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses que são: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Além disso, propõe dois eixos estruturantes para a prática pedagógica na Educação Infantil (Interações e Brincadeiras) e uma organização curricular por campos de experiências, com objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por faixas etárias. O direito de aprender conteúdos e desenvolver habilidades ao mesmo tempo é o eixo norteador da Base.

Diante das necessidades da sociedade contemporânea, as crianças iniciam desde cedo o desenvolvimento de suas competências e habilidades, sendo capazes de refletir, argumentar, enfrentar desafios pessoais e coletivos, aprender a solucioná-los, tornando-se protagonista na sociedade e exercer a cidadania.

 


 

Criança

 

O conhecimento científico, hoje disponível, comprova a visão de que desde o nascimento, a criança busca atribuir significado à sua experiência. Nesse processo, ela volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediadas pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.

A criança aprende através de desafios, em um ambiente atrativo e organizado. Ao ser desafiada, ela adquire novas formas de pensar, provocando a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento.Uma atividade muito importante para a criança pequena é a brincadeira. Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.

Nesse processo é preciso considerar que as crianças aprendem coisas que lhes são muito significativas quando interagem com companheiros da infância. Nesse sentido o Aphonsiano Júnior trabalha com projetos inovadores.

 


Projetos Desenvolvidos

 

Para desenvolver as habilidades de leitura, escrita, dramatização e, principalmente, da expressão oral, o Aphonsiano desenvolve os projetos propostos, possibilitando ao aluno o uso da linguagem oral e escrita em situações concretas de interação verbal, desenvolvendo o hábito da leitura extracurricular, permitindo melhor socialização entre os alunos e, além disso, relações afetivas a partir dos conteúdos trabalhados e as habilidades desenvolvidas.

Os Projetos Leitura Infantil, Reconto e Contadores de História desenvolvem nas crianças o prazer pela leitura, apreciação das histórias, compressãodo enredo, identificação de personagens, memoriza as histórias, amplia o vocabulário, desperta a curiosidade e promovefuturos contadores de histórias.

O Projeto Trânsito na Escola contribui significativamente para a conscientização das crianças a respeito de um trânsito mais seguro, promovendo-os em agentes educativos em suas famílias e sociedade.

O Projeto Alimentação Saudável desenvolve hábitos alimentares saudáveis nos alunos e os conscientiza da importância de uma boa alimentação para que tenham saúde.

O Projeto Higiene e Saúde promovem a conscientização de hábitos de higiene corporal e bucal, apresentando a importância dos cuidados de forma a promover a saúde e autoestima das crianças.

O Projeto Gentileza e Valores buscam promover sua prática em todos os espaços de vivência das crianças, pois a educação também abrange o desenvolvimento afetivo social.
O Projeto Fazendinha proporciona um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

O Projeto Água conscientiza as crianças no uso sustentável da água e as consequências de sua falta para a sociedade.

O Projeto Plantas promove nas crianças a consciência ambiental, formando cidadãos preocupados com a natureza.

O Projeto Família na Escola promove a interação entre família e escola, vislumbrando a importância e o valor da instituição familiar na educação das crianças.

O Projeto Identidade promove o reconhecimento das diversidades, as crianças se aceitam, respeitam as diferenças e aprendem a lidar com as emoções, favorecendo a estruturação da identidade e de sua autoimagem.

O Projeto Datas Comemorativas visa aformação de cidadãos críticos, pensativos e participativos na sociedade, de tal modo que a reflexão das datas comemorativas, aprofundam os valores cívicos, culturais, familiares, religiosos e respeito a diversidade.

O Projeto Música propicia um contato direto e lúdico com o universo musical, queestimula a oralidade, desenvolve a fala, a respiração, a autoestima, estimula o bom convívio social, a harmonia, a concentração e atenção, ampliando a integração da criança na vida escolar.